paralisia cerebral (PC)

A expressão paralisia cerebral (PC) surgiu na fase neurológica de Freud, ao estudar a síndrome ou moléstia de Little, o qual, em 1843, e depois, em 1853, descreveu uma enfermidade caracterizada por rigidez muscular, predominando nos membros inferiores, e ocasionada por diferentes transtornos provocados por asfixia do recém-nascido  durante o nascimento.

  Winthrop Phelps generalizou o uso do termo PC para diferencia-lo do termo Paralisia Infantil, causada pelo vírus da poliomielite e que causava paralisias flácidas.
A PARALISIA CEREBRAL  É um conjunto de distúrbios que podem envolver as funções cerebrais e do sistema nervoso, como os movimentos, aprendizagem, audição, visão e raciocínio.Existem vários tipos diferentes de paralisia cerebral, incluindo espástica, discinética, atáxica, hipotônica e mista. No meu caso o que eu tenho é a paralisia cerebral diplégica num grau bem leve.


EU NASCI de 6 meses com 28 cm, e 1,4 quilogramas e fiquei por  mais 4 meses na UTI, o que me rendeu uma queimadura no punho direito e uma piora no estrabismo por conta de uma negligência médica. (esqueceram de me proteger da luz da incubadora.)
 Tudo isso aconteceu por causa de um assalto numa casa lotérica em que a minha mãe trabalhava, ela se ASSUSTOU com um revolver e então a bolsa rompeu.

EU COMECEI A ANDAR Aos 6 anos de idade quando fiz minha primeira cirurgia onde os médicos "AJEITARAM" alguns tendões encurtados, fora isso, eu faço fisioterapia desde um ano.

Quando eu nasci os médicos na USP nunca deram muita fé, diziam aos meus pais que eu iria ser um vegetal pro resto da vida, coisa que a minha mãe nunca admitiu. Com o passar dos anos, neurologistas e terapeutas ocupacionais me avaliaram, e perceberam  e que afetou apenas  a parte  motora das minhas pernas.


HEMIPLEGIA: A hemiplegia é um tipo de paralisia cerebral que atinge um dos lados do corpo deixando-o paralisado e muito debilitado. Ela deve ser tratada o quanto antes, através da fisioterapia para melhorar a qualidade de vida do indivíduo, embora não possa ser totalmente revertida.




DIPLEGIA: Paralisia que afeta a metade do corpo, incluindo dois membros desse lado ou duas metades de uma região.




TETRAPLEGIA é uma condição diagnosticada quando a pessoa não apresenta movimentos dos braço e pernas. A gravidade da lesão irá determinar o tipo de sequelas e sintomas que serão produzidos.
A pessoa pode ficar tetraplégica quando sofre uma lesão em uma das primeiras vértebras da coluna, contando a partir da base do crânio. Essa região da coluna é chamada de cervical e qualquer dano na cervical entre a 1ª e a 5ª vértebra pode provocar tetraplegia.









Nenhum comentário:

Postar um comentário